quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

AVALIAÇÃO DA ESCOLA BÍBLICA PAROQUIAL

Pe. Paulo Nunes de Araújo


Os alunos e alunas da Escola Bíblica Paroquial reuniram-se na capela da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Bairro Nª Sª Aparecida, no dia 12 de janeiro deste ano, às 19h30, com o objetivo específico de avaliar o ano letivo de 2009, em que foi estudado com profundidade o subsídio da CNBB: “Crescer na leitura da Bíblia” (Estudo de número 86).

Para o bom encaminhamento e aproveitamento da nossa avaliação, a Rosália Reis da Costa assumiu a função de secretariar, o Julião Gonçalves, de cronometrar, e eu, na condição de professor de Bíblia na Escola Bíblica Paroquial, o encargo de coordenar o evento. Para facilitar o bom aproveitamento da avaliação, apresentei alguns aspectos essenciais a serem ponderados. Assim, tudo o que está aqui apresentado foi captado pela Rosália. Eis a pauta:

1) Conteúdo;
2) Metodologia (nível de assimilação das pessoas);
3) Recursos didáticos (material de apoio): tudo que facilita a compreensão dos alunos
4) Espaço físico (ambiente);
5) Assiduidade (freqüência);
6) Crescimento pessoal e comprometimento missionário;
7) Edição do material (quantidade, preço, capa);
8) Formatura (ver a data, local e horário);

Com relação ao conteúdo, foi concluído por unanimidade que o Curso ensinou aos participantes como ser uma igreja mais viva e atuante, através de uma nova percepção e entendimento da Bíblia. Mostrou aos alunos e alunas tudo o que há de material disponível na Igreja para um bom estudo da Bíblia e da Teologia, deixando claro que a missão do cristão é evangelizar e disseminar os ensinamentos bíblicos.

Sobre a metodologia, todo o grupo afirmou que o Curso atingiu seu objetivo, pois foi fiel ao tema proposto, explanando suas proposições através do método “ver, julgar e agir”, com excelente dinâmica, explicação de palavras novas ou desconhecidas pelos participantes e, principalmente, pela ligação e adequação dos temas à nossa realidade. Isso fez com que o nível de assimilação das pessoas, considerando as particularidades de cada um, fosse satisfatório.

Em referência aos recursos didáticos, ou “material de apoio”, usamos os disponíveis na comunidade, como: quadro-negro, giz, cartazes, folhas de cantos, violão, cópia das orações feitas antes e depois das aulas. Tudo isso foi importante, pois facilitou grandemente a compreensão e o aprendizado dos alunos,

No que tange ao espaço físico ou ambiente, todos citaram o bom acolhimento e a ótima hospitalidade. Muitos destacaram que a relevância dos assuntos e a incrível atenção que o Pe. Paulo Nunes consegue despertar nos participantes foi capaz de tornar quase imperceptível o desconforto dos bancos sem encosto, o incômodo do calor, típico da cidade e até a presença dos insetos, que no verão perturbam bastante.

Sobre a assiduidade, a avaliação foi excelente. No espaço de nove meses, a Escola Bíblica esteve em exercício todas as semanas ininterruptamente, tanto na Comunidade Nª Sª Aparecida (Bairro Nª Sª Aparecida), que se iniciou com 90 alunos, e na Comunidade Nª Sª de Fátima (Baiazinha), com 26 alunos. Ou seja, as aulas se realizaram por 32 duas vezes, totalizando 64 horas/aula. Desse total de 116 alunos que iniciaram, 73 receberão o Certificado de aprovação “por haverem participado satisfatoriamente do ciclo da Escola Bíblica Paroquial”, por terem tido ótima freqüência.

No que se refere ao crescimento pessoal, a Escola Bíblica Paroquial abriu espaço para novas amizades e reforçar as já existentes, para um maior senso de vida comunitária, de solidariedade, proporcionando mais gosto por ser igreja. Junto ao crescimento pessoal, também percebemos um avanço na dimensão espiritual e missionária. A Escola Bíblica proporcionou maior segurança durante as visitas missionárias, no dialogo com os evangélicos, bem como na leitura da Palavra nas Missas. Evidentemente, muitos já estavam engajados na vida pastoral da Paróquia; inclusive, vários participaram da Semana Missionária. E tantos outros se comprometeram a partir da Escola Bíblica.

Pe. Paulo Nunes também propôs a idéia de publicar todo o conteúdo dado em aulas na Escola Bíblica através de uma Editora. Os alunos concordaram com a proposta, desde que não passasse a cifra de R$ 10,00, para não pesar muito no bolso dos alunos e dos demais interessados em adquirir o livro. Pe. Paulo Nunes ficou então de encaminhar a edição do material (quantidade e preço), aqui mesmo na Cidade de Miranda, valorizando assim a nossa realidade.

Quanto a formatura dos 73 alunos aprovados, após discutirmos sobre a data, o local e o horário, assim ficou combinado: será no dia 21 de fevereiro, na Igreja Matriz de Nª Sª do Carmo, às 19h.

PS: As fotos dos participantes da Escola Bíblica estão no meu blog de fotos. E as da Missa de formatura, da mesma forma, estarão lá.

 
©2007 '' Por Elke di Barros