terça-feira, 22 de dezembro de 2009

MEUS AGRADECIMENTOS

Pe. Paulo Nunes de Araujo


Caros amigos e amigas, meus fiéis leitores. O motivo fundamental deste escrito é agradecer, de coração, todos os gestos de amor, de amizade e carinho dispensados a mim, tanto daqui de onde eu estou trabalhando como de vários cantos do Brasil, especialmente de SP, e também do exterior, por ocasião dos meus vinte e um anos de sacerdócio ministerial.

Para a Celebração e os festejos, fiz questão de realizar o evento aqui na cidade de Miranda, MS, onde reside a minha família, e na cidade de Mairiporã, SP, onde residi e trabalhei por quase dois anos e onde deixei um volumoso número de amigos.

Aqui na cidade de Miranda, a Celebração foi realizada no dia 9 de dezembro, às 19h30. Como podem verificar pelas fotos neste mesmo blog, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo ficou quase lotada, considerando que era um meio de semana, e muitos não puderam comparecer. A Celebração da Santa Missa foi muito bem preparada, com os comentários bastante consistentes e as leituras bem feitas. Além disso, toda a assembléia cantou magnificamente os cantos. Foi realmente emocionante.

Ao final da Celebração, foram-me feitas as devidas homenagens e agradecimentos, o que deverasmente muito me comoveu. Quanto a parte festiva, os meus alunos da Escola Bíblica decidiram fazer no dia 14 de dezembro, dia que teríamos aula. Porém, fui recebido com uma grande festa surpresa. Visivelmente emocionado, fiz meus agradecimentos e, logo depois, a palavra foi aberta para que cada um falasse alguma coisa. Muitas foram as falas de benquerer. Nesse momento, senti o quanto eu era querido e estimado pelos mais de sessenta alunos da Escola Bíblica.

Ao terminar a festa, foi-me lida esta mensagem que aqui a transcrevo na íntegra: “Padre Paulo Nunes, mesmo que os espinhos sejam muitos, prove que você nasceu para vencer. Mesmo que as dificuldades estejam presentes em sua vida, prove que você nasceu para vencer. Mesmo que muitos surjam para dizer que nada dará certo, prove que você nasceu para vencer. Mesmo que as rejeições e as frustrações pareçam insuportáveis, prove que você nasceu para vencer. Na vida muitos não irão ajudá-lo, mas, se quiser, você muito bem pode e é capaz de mostrar e de provar que nasceu para vencer. Um abraço e parabéns pelo seu ministério sacerdotal. Nós te amamos” - Seus alunos da Escola Bíblica.

Esta expressão de carinho muito me comoveu, por perceber aí grande sensibilidade dos alunos e amigos da Escola Bíblica. Prontamente lembrei-me do que dizia o filósofo francês católico Jacques Maritain: “Não amamos qualidades, amamos uma pessoa; às vezes tanto pelos seus defeitos quanto por suas qualidades”.

Quanto a Celebração na cidade de Mairiporã, assim eu me expressei, no início: Caros irmãos e irmãs, meus ex-paroquianos de Mairiporã, novamente faço-me presente a esta “Aldeia bonita” (em tupi-guarani: mairy poranga) que aprendi a gostar tanto. Reitero mais uma vez que, apesar da distância (pantanal do MS), não meço esforços para rever os grandes e sinceros amigos e amigas que aqui deixei. De fato, quando há amor verdadeiro, “que importa se a distância estende entre nós léguas e léguas? Que importa se existem entre nós muitas montanhas?” (Vinícius de Maraes).

A Celebração da Santa Missa, seguida da festa, ocorreu na sede da OAB-SP, situada à Rua Ipiranga 499, s/loja, região central da cidade, no dia 19/12, às 20h. O local foi prontamente cedido pelo Ilmo. Sr. Advº Miguel Nagib Moussa, presidente desta 129ª Subseção da OAB em Mairiporã, a quem muito cordialmente agradeço.

O “espaço litúrgico” ficou repleto de convidados e estava rigorosamente preparado, atendendo a dimensão funcional e a simbólica da liturgia, como pede a atual Instrução Geral sobre o Missal Romano: “tudo isso, deve constituir uma unidade íntima e coerente pela qual se manifeste com evidência a unidade de todo o povo de Deus. A natureza e beleza do local e de todas as alfaias (objetos litúrgicos) alimentem a piedade dos fiéis e manifestem a santidade dos mistérios celebrados” (n. 294). Para esse arranjo, o empenho, como sempre, foi dos meus ex-alunos do Grupo de Estudos Bíblicos (GEBI).

Maravilhosa foi a Celebração. Após a comunhão eucarística, foram apresentadas duas encenações: uma, dirigida pela Claudete, baseada no tema de um jovem que deixou tudo para seguir a Jesus; e outra, conduzida pelo casal Luiz Brilha e Vilma, sobre o nascimento de Jesus. Tudo ficou magnífico. Seguindo-se a isso, foram feitas as justas homenagens e oportunos agradecimentos. Neste ensejo, também me foram transmitidas as felicitações de D. Bruno Gamberini, Arcebispo Metropolitano de Campinas, o que extremamente me lisonjeou.

Da minha parte, só restou um “muitíssimo obrigado” a todos, indistintamente, por ver tanta dedicação e tamanho carinho para comigo. Outro acontecimento que igualmente bem me comoveu foi o encontro com tantas pessoas que me reconheceram enquanto eu caminhava pelas ruas da cidade, apesar de eu ter me mudado de Mairiporã a mais de cinco anos. Recebi inúmeros abraços de carinho e de amizade, carregados de consideração pelo meu trabalho proficuamente ali realizado. Vejo isso como algo enobrecedor, pois é muito importante para um padre poder voltar, tranqüilo e sereno, ao lugar onde trabalhou, com a boa consciência de ter ali cumprido a sua missão, isento de qualquer tipo de hipoteca.

Para rematar, peço a Deus que abençoe a mim e a todos os meus irmãos de sacerdócio. E que a “Bem Aventurada” Virgem Maria, Rainha do Clero, interceda por todos nós, mirandenses, mairiporanenses e todo o povo de Deus.

 
©2007 '' Por Elke di Barros