terça-feira, 7 de julho de 2009

"NOVENA DE Nª Sª DO CARMO" (1º DIA)

Pe. Paulo Nunes de Araujo


Caros amigos leitores! Hoje, no mundo inteiro, terá início a Novena de Nossa Senhora do Carmo, cuja festa será no próximo dia 16. Aqui no Brasil, esta devoção acontece desde 1580, quando os frades carmelitas, vindos de Portugal, se estabeleceram na cidade de Olinda, Capital do Estado de Pernambuco, fundando aí o primeiro convento da Ordem nas Américas.

Aqui na cidade pantaneira de Miranda, no Mato Grosso do Sul, linda por suas belezas naturais, verdadeiro paraíso ecológico, esta devoção acontece desde 1797, quando foi erigida uma Capela em honra a Nossa Senhora do Carmo, por seu fiel devoto, o Capitão Francisco Rodrigues do Prado. Com isso, a Virgem Maria passou a ser venerada como Padroeira do Povoado, que viria a se tornar “Município de Miranda”, a 30/05/1857.

De lá para cá, anualmente acontece a Novena da Padroeira, que é celebrada nas casas, nas comunidades e nos setores, acompanhada da tradicional quermesse (barracas, ao ar livre, com leilão de prendas, brincadeiras, comes e bebes, tudo com fim beneficente, social e religioso). Toda a cidade se volta para este evento religioso.

Neste ano, a Novena de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira de nossa cidade de Miranda, tem como tema: “Com Maria, somos Igreja em missão” e como lema: “Sem Maria, a nossa festa não tem graça”. Todo esse material eu o preparei com muito carinho, devoção e fé, buscando dar a minha singela colaboração.

A seguir, apresento o assunto do primeiro encontro. Para cada dia, consecutivamente, eu vou postar o assunto do dia. Espero e desejo que você o aproveite bem. Durante nove dias, vamos nos encontrar por aqui, neste blog. Combinado? Inclusive, sinta-se livre para reproduzir o assunto de cada dia, a fim de usá-lo e divulgá-lo. E mais ainda! Se puder, mande-me um e-mail comentando este trabalho. Certamente me ajudará muito.

E reze por mim, pois eu estarei rezando por você. Boa Novena!
Primeiro encontro:
Maria: uma mulher de Deus



Ambientação: (Preparar sempre antes e com criatividade, um espaço acolhedor e afável, a fim de que o encontro seja proveitoso. Ajeitar numa mesa: uma vela, uma Bíblia, flores e uma Imagem ou Quadro de Nª Sª do Carmo. Definir também, o animador/a e os leitores/as e os cantos).


1. Acolhida: (Iniciar com um canto apropriado)

Animador(a): Irmãos e irmãs, boa noite! Sejam bem vindos a este primeiro encontro da nossa novena em honra a Nossa Senhora do Carmo, a Padroeira da nossa Paróquia. Serão nove dias de oração em família, em comunidade, “com Maria, a Mãe de Jesus” (At 1,14), “uma mulher de Deus”. Para reavivar o nosso amor à Virgem do Carmelo, recordemos a origem desta devoção. No século XII, um grupo de homens dispostos a seguir Jesus Cristo, reuniu-se no Monte Carmelo, em Israel, um lugar considerado sagrado (Cf. Is 33,9; 35,2; Mq 7,14) e célebre pelas ações do profeta Elias (Cf. 1Rs 18). Nascia ali a “Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo”, os Carmelitas. A 16/07/1251, enquanto rezava em seu Convento em Cambridge, Inglaterra, São Simão Stock, superior geral da Ordem, pediu a Nª Sª, um sinal de sua proteção, que fosse visível a seus inimigos. Conta-se que a Virgem Maria deu-lhe um escapulário (em latim scapulas: ombros) com esta promessa: “Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto perpétuo”. Assim, em 1332, nasceu a festa de Nª Sª do Carmo, celebrada a 16 de julho de cada ano. Em 1726, o papa Bento XIII (1649-1730) fixou-a para toda a Igreja Católica. Iniciemos este encontro em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.


2. Oração inicial:

Todos: Ó bendita e imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo! Vós que olhais com especial bondade para quem traz o vosso bendito escapulário, olhai para nós com bondade e cobri-nos com o manto da vossa maternal proteção. Fortificai nossa fraqueza com o vosso poder, iluminai as trevas do nosso espírito com a vossa sabedoria, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade. Ornai a nossa alma com as graças e as virtudes que a torne agradável ao vosso divino Filho. Auxiliai-nos durante a vida, consolai-nos na hora da morte com a vossa amável presença e apresentai-nos à Santíssima Trindade como vossos filhos e filhas dedicados; e lá do céu, queremos louvar-vos e bendizer-vos por toda a eternidade. Amém!


3. Motivações pessoais: (Neste momento, cada um apresente as suas intenções pessoais. Pode ser em silêncio, mas é muito bom quando alguma intenção é colocada em voz alta, pois fortalece o espírito de oração em comum).


4. Vendo a realidade (O animador/a procure estimular para que uma só pessoa fale sobre o assunto de hoje: “Maria: uma mulher de Deus”. Procurar dizer se as pessoas hoje em dia realmente buscam a Deus como o valor Absoluto, ou outros interesses. Citar algum exemplo do cotidiano).


5. A Palavra de Deus na vida (Cantar um canto de aclamação e ler direto da Bíblia: Lc 1,26-37)


6. Breve comentário

Leitor(a) 1: Lucas apresenta Maria como a maior representante da comunidade dos sofredores que buscam e esperam pela libertação. Dela nasce Jesus, o Messias (Cristo), o Filho de Deus. O fato de Maria conceber sem ainda estar morando com José mostra que o nascimento do Salvador é obra da intervenção amorosa de Deus. Aquele que vai iniciar uma nova história surge dentro da história humana de maneira totalmente nova.

Leitor(a) 2: Assim, podemos dizer que Maria é de Deus porque “ouviu” o seu anúncio, “acreditou” em sua promessa e “praticou” a sua Palavra (Cf. Lc 1,38); porque nos mostrou um Deus “misericordioso” que cumpre a sua “promessa”; por ser “plena da graça”: “Alegre-se, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”; “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus” (Lc 1,28.30).


7. Palavra do Magistério eclesial

Leitor(a) 1: Dizem os bispos da América Latina e Caribe que “a máxima realização da existência cristã como um viver trinitário de “filhos no Filho” nos é dada na Virgem Maria que, através de sua fé (Cf. Lc 1,450 e obediência à vontade de Deus (Cf. Lc 1,38), assim como por sua constante meditação da Palavra e das ações de Jesus (Cf. Lc 2,19.51), é a discípula mais perfeita do Senhor. Interlocutora do Pai em seu projeto de enviar seu verbo ao mundo para a salvação humana, com sua fé, Maria chega a ser o primeiro membro da comunidade dos crentes em Cristo, e também se faz colaboradora no renascimento espiritual dos discípulos. Sua figura de mulher livre e forte, emerge do Evangelho conscientemente orientada para o verdadeiro seguimento de Cristo. Ela viveu completamente toda a peregrinação da fé como mãe de Cristo e depois dos discípulos, sem que fosse livrada da incompreensão e da busca constante do projeto do Pai. Alcançou, dessa forma, o fato de estar ao pé da cruz em uma comunhão profunda, para entrar plenamente no mistério da Aliança” (Documento de Aparecida, n. 266).


8. Para refletir: (Deixar espaço para partilhar; evitar que alguém domine a palavra)

Animador(a): a) Como vemos e vivemos a devoção a Virgem Maria em nossa Paróquia? b) Será a devoção mariana tem fortalecido a nossa espiritualidade cristã? c) Será que a exemplo de “Maria: uma mulher de Deus” também somos homens e mulheres de Deus?


9. Rezando com a Palavra de Deus (Gl 4,4-7)

Leitor(a) 2: “Quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho. Ele nasceu de uma mulher, submetido à Lei para resgatar aqueles que estavam submetidos à Lei, a fim de que fôssemos adotados como filhos”.

Leitor(a) 3: “A prova de que vocês são filhos é o fato de que Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho que clama: Abbáh (Pai)!”

Leitor(a) 1: “Portanto, você já não é escravo, mas filho, e se é filho, é também herdeiro por vontade de Deus”.

Leitor(a) 3: Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo
Todos: Como era no princípio, agora e sempre. Amém!


10. Preces da comunidade

Animador(a): De coração sincero e cheio de fé, elevemos a Deus nossos pedidos, dizendo:
Todos: Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

· Para que a Igreja se faça sempre presente na vida do povo, rezemos:

· Para que a “família de Deus” viva sempre mais unida e fraterna, rezemos:

· Para que nossa devoção a Maria seja caminho de acolhida de Jesus, rezemos:

· Para que todos nós imitemos como alegria as virtudes de Maria, rezemos:

· Para que bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, a exemplo da fidelidade de Jesus, sejam fiéis a própria vocação, rezemos:

(Deixar momento para outros pedidos)

Animador(a): Vamos agora concluir as nossas preces a Deus, com esta breve invocação: “Oh! Maria, Virgem Mãe Imaculada, Rainha do Carmelo, que fostes contemplada pelo profeta Elias na pequena nuvem que subia do mar, depois transformada em chuva inesgotável, derramai sobre toda a humanidade as graças de vosso Coração Imaculado e convertei os pecadores” (Ave-Maria..., Glória ao Pai..., Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós).


11. Oração final e bênção

Animador(a): Senhor nosso Deus e Pai, fazei que o nosso amor e devoção a Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora do Carmo, transforme a nossa vida pessoal e torne mais fraterna a convivência de todos os vossos filhos e filhas.
Todos: Amém!

Animador(a): O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.

Animador(a): O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor nos mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de nós! O Senhor nos mostre seu rosto e nos conceda a paz! (Nm 6,24-26).
Todos: Amém!

Animador(a): Por intercessão de “Maria, Mãe de Jesus”, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Todos: Amém!

Animador(a): Glorifiquemos ao Senhor com a nossa vida. Vamos em paz, e o Senhor e a Virgem Maria nos acompanhem.
Todos: Graças a Deus!


(Encerrar com um canto apropriado)

Obs.: Não se esqueça que amanhã será o segundo dia da Novena!

 
©2007 '' Por Elke di Barros