quarta-feira, 15 de julho de 2009

"NOVENA DE Nª Sª DO CARMO" (9º DIA)

Pe. Paulo Nunes de Araujo


Nono encontro:
Maria: uma mulher da justiça e da paz



Ambientação: (Como no primeiro encontro)


1. Acolhida: (Iniciar com um canto)

Animador(a): Irmãos e irmãs, boa noite! Sejam bem vindos a este nono encontro da nossa novena em honra a Nossa Senhora do Carmo, a Padroeira da nossa Paróquia. Estamos novamente em família, em comunidade, unidos em oração, “com Maria, a Mãe de Jesus” (At 1,14), “uma mulher da justiça e da paz”. Queremos seguir o seu exemplo de amor e dedicação aos nossos irmãos. Iniciemos este encontro em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!


2. Oração inicial: (Exatamente como no primeiro encontro)


3. Motivações pessoais: (Neste momento, cada um apresente as suas intenções pessoais. Pode ser em silêncio, mas é muito bom quando alguma intenção é colocada em voz alta, pois fortalece o espírito de oração em comum).


4. Vendo a realidade (O animador/a procure estimular para que uma só pessoa fale sobre o assunto de hoje: “Maria: uma mulher da justiça e da paz”. Procurar falar sobre a situação do nosso planeta hoje: aquecimento global, desmatamento, escassez de água, violência banalizada, corrupção. Diante disso, a difícil missão de construir a “cultura da paz”. Citar algum exemplo do cotidiano).


5. A Palavra de Deus na vida (Cantar um canto de aclamação e ler direto da Bíblia: Jo 16,25-33)


6. Breve comentário

Leitor(a) 1: Jesus é sincero e aberto conosco, não engana os seus seguidores. Ele deixa claro que tanto o tempo presente, quanto o futuro é momento de testemunho verdadeiro e corajoso em meio aos desafios e perseguições.

Leitor(a) 2: Mas também é tempo de confiança e paz, como resultado da luta pela justiça. Os cristãos devem ficar tranqüilos, pois podem contar sempre com o amor do Pai. E, desde já, podem contar com a vitória segura, porque Jesus já venceu todos os adversários.

Leitor(a) 3: Para quem crê em Jesus, a ordem social injusta que condena o justo inocente, está condenada ao fracasso para sempre. E para quem crê em Jesus, deixa-se conduzir por sua força: “tenham coragem; eu venci o mundo”.


7. Palavra do Magistério eclesial

Leitor(a) 1: Os bispos da América Latina e Caribe nos ensinam que assim “como na família humana, a Igreja-família é gerada ao redor de uma mãe, que confere “alma” e ternura à convivência familiar. Maria, Mãe da Igreja, além de modelo e paradigma da humanidade, é artífice de comunhão. Um dos eventos fundamentais da Igreja é quando o “sim” brotou de Maria. Ela atrai multidões à comunhão com Jesus e sua Igreja, como experimentamos muitas vezes nos santuários marianos. Por isso, como a Virgem Maria, a Igreja é mãe. Esta visão mariana da Igreja é o melhor remédio para uma Igreja meramente funcional ou burocrática” (Documento de Aparecida, n. 268).


8. Para refletir: (Deixar espaço para partilhar; evitar que alguém domine a palavra)

Animador(a): a) Será que temos tomado iniciativas na luta pela justiça e pela paz? b) Damos apoio às organizações ou movimentos populares, conforme orienta a Doutrina Social da Igreja? c) Procuramos atender aos irmãos mais vulneráveis da vida como os idosos e os doentes?


9. Rezando com a Palavra de Deus (Sl 85/84,9-14)

Leitor(a) 1: “Vou escutar o que diz Javé: ‘Deus anuncia a paz ao seu povo e seus fiéis, e aos que se convertem de coração’. A salvação está próxima dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra”.

Leitor(a) 2: “Amor e Fidelidade se encontram, Justiça e Paz se abraçam. A Fidelidade brotará da terra, e a Justiça se inclinará do céu”.

Leitor(a) 3: “Javé nos dará a chuva, e nossa terra dará o seu fruto. A Justiça caminhará à frente dele, a salvação seguirá os seus passos”.

Leitor(a) 1: Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo
Todos: Como era no princípio, agora e sempre. Amém!


10. Preces da comunidade

Animador(a): De coração sincero e cheio de fé, elevemos a Deus nossos pedidos, dizendo:
Todos: Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

· Para que, a exemplo da Virgem Maria, sejamos uma igreja corajosa e comprometida com a justiça e a paz, rezemos:

· Para que tenhamos um coração misericordioso, capaz de perceber os novos rostos dos pobres ao nosso redor, rezemos:

· Para que em torno de Maria, aquela que confere “alma” e ternura à convivência familiar, a nossa Paróquia cresça sempre na comunhão fraterna, rezemos:

· Para que as palavras de Jesus: “Felizes os que promovem a paz”, façam de nós verdadeiros bem-aventurados do Reino, rezemos:

· Para que possamos, pela fé em Jesus e no seu Reino, e pela nossa devoção à Vigem Maria, Nossa Senhora do Carmo, construir a tão sonhada “cultura da paz”, rezemos:

(Deixar momento para outros pedidos)

Animador(a): Vamos agora concluir as nossas preces a Deus, com esta breve invocação: “Oh! Maria, Rainha e Mãe do Carmelo, que velais pela Santa Igreja com maternal amor, abençoai o papa Bento, o nosso Bispo Jorge, os sacerdotes, os religiosos e todo o povo cristão. Abençoai a cada um de nós que desejamos vossa proteção agora e na hora de nossa morte. (Ave-Maria..., Glória ao Pai..., Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós).


11. Oração final e bênção: (Exatamente como no primeiro encontro)


(Encerrar com um canto apropriado)


Obs.: E assim, encerramos hoje esses nove dias de oração, de reflexão e de boa convivência. Espero ter dado a minha pequena contribuição no que se refere à devoção mariana, à fé em Jesus, ao amor à Igreja e ao compromisso pastoral. De qualquer modo, continuemos rezando uns pelos outros. Combinado? Se gostou deste meu blog, continue acessando-o e divulgue-o. Muito obrigado.

 
©2007 '' Por Elke di Barros