quinta-feira, 9 de julho de 2009

'NOVENA DE Nª Sª DO CARMO" (3º DIA)

Pe. Paulo Nunes de Araujo



Terceiro encontro:
Maria: uma mulher de oração



Ambientação: (Como no primeiro encontro)


1. Acolhida: (Iniciar com um canto apropriado)

Animador(a): Irmãos e irmãs, boa noite! Sejam bem vindos a este terceiro encontro da nossa novena em honra a Nossa Senhora do Carmo, a Padroeira da nossa Paróquia. Estamos novamente em família, em comunidade, unidos “com Maria, a Mãe de Jesus” (At 1,14), “uma mulher de oração”. Queremos seguir o seu exemplo de oração e de intimidade pessoal com Deus. Iniciemos este encontro em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.


2. Oração inicial: (Exatamente como no primeiro encontro)


3. Motivações pessoais: (Neste momento, cada um apresente as suas intenções pessoais. Pode ser em silêncio, mas é muito bom quando alguma intenção é colocada em voz alta, pois fortalece o espírito de oração em comum).


4. Vendo a realidade (O animador/a procure estimular para que uma só pessoa fale sobre o assunto de hoje: “Maria: uma mulher de oração”. Procurar dizer se as pessoas hoje em dia vêem o valor da oração, se buscam esse contato pessoal com Deus. Citar algum exemplo do cotidiano).


5. A Palavra de Deus na vida (Cantar um canto de aclamação e ler direto da Bíblia: At 1,12-14)


6. Breve comentário

Leitor(a) 1: Lucas coloca todos os discípulos de Jesus novamente em Jerusalém, onde Jesus agiu, foi condenado, morto e de onde ressuscitou e onde se dará a doação do Espírito Santo, em Pentecostes. O “monte das oliveiras” é o lugar onde se deu a paixão de Jesus, e a “sala de cima” recorda o episódio da última ceia de Jesus.

Leitor(a) 2: A comunidade cristã nasce da experiência de Jesus que deu a sua própria vida, confirmando até o fim o seu testemunho. A presença da “Mãe de Jesus” indica o caráter maternal da igreja que deve estar sempre em gestação da vida, onde todos têm os mesmos objetivos e buscam junto o sentido da missão através da oração em comum.

Leitor(a) 3: Por aí vemos que Maria é uma mulher de oração. No próprio “Magnificat” (Lc 1,46-55), há trechos de vários salmos, sinal de que ela rezava em casa e com o povo; e até dia de Pentecostes, “os apóstolos” ... “eram assíduos na oração, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria” (At 1,14). Assim, com a força da sua oração o Espírito Santo funda a Igreja.


7. Palavra do Magistério eclesial

Leitor(a) 1: Os bispos da América Latina e Caribe nos dizem que Maria, que “‘conservava todas estas recordações e meditava em seu coração’ (Lc 2,19; Cf. 2,51), ensina-nos o primado da escuta da Palavra na vida do discípulo e missionário. O Magnificat ‘está inteiramente tecido pelos fios da Sagrada Escritura, os fios tomados da palavra de Deus. Assim, se revela que nela a Palavra de Deus se encontra de verdade em sua casa, de onde sai e entra com naturalidade. Ela fala e pensa com a Palavra de Deus; a Palavra de Deus se faz a sua palavra e sua palavra nasce da Palavra de Deus. Além disso, assim se revela que seus pensamentos estão em sintonia com os pensamentos de Deus, que seu querer é um querer junto com Deus. Estando intimamente penetrada pela Palavra de Deus, Ela pode chegar a ser mãe da Palavra encarnada’. Esta familiaridade com o mistério de Jesus é facilitada pela reza do Rosário, onde: “o povo cristão aprende de Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo e a experimentar a profundidade de seu amor. Mediante o Rosário, o cristão obtém abundantes graças, como recebendo-as das próprias mãos da mãe do Redentor” (Documento de Aparecida, n. 271).


8. Para refletir: (Deixar espaço para partilhar; evitar que alguém domine a palavra)

Animador(a): a) Como estamos vivendo ou não a vida de oração? b) Será que sabemos rezar a vida e viver o que rezamos? c) O que mais dificulta hoje em dia a prática da oração, tanto em nível pessoal, quanto na família e na comunidade?


9. Rezando com a Palavra de Deus (Cl 4,2-6)

Leitor(a) 2: “Sejam constantes na oração; que ela os mantenha vigilantes dando graças a Deus. Ao mesmo tempo, peçam por nós, para que Deus nos abra uma porta para a pregação, a fim de anunciarmos o mistério de Cristo, por quem estou preso”.

Leitor(a) 3: “Peçam para que eu anuncie esse mistério com linguagem conveniente. Usem de sabedoria com os que não são cristãos, aproveitando bem as ocasiões”.

Leitor(a) 1: “Que a conversa de vocês seja sempre agradável, temperada com sal, sabendo responder a cada um como convém”.

Leitor(a) 2: Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo
Todos: Como era no princípio, agora e sempre. Amém!


10. Preces da comunidade

Animador(a): De coração sincero e cheio de fé, elevemos a Deus nossos pedidos, dizendo:
Todos: Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

· Para que, a exemplo e Maria, sejamos homens e mulheres de oração, rezemos:

· Para que a nossa vida de oração fortaleça a nossa ação missionária, rezemos:

· Para que o espírito de oração nos leve a uma exemplar vida comunitária, rezemos:

· Para que aprendamos de Maria o primado da escuta da Palavra na nossa vida de discípulos missionários, rezemos:

· Para que pela prática da oração, muitas portas se abram e nos apontem para o caminho da liberdade e da vida, rezemos:

(Deixar momento para outros pedidos)

Animador(a): Vamos agora concluir as nossas preces a Deus, com esta breve invocação: “Oh! Maria Imaculada, Virgem Santíssima do Carmo, que visitastes vossos filhos Carmelitas no monte Carmelo, consolando-os, dando-lhes inúmeras graças de Deus, visitai também as nossas mentes e corações, ajudando-nos a fugir do pecado e a praticar com amor as obras de misericórdia” (Ave-Maria..., Glória ao Pai..., Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós).


11. Oração final e bênção: (Exatamente como no primeiro encontro)


(Encerrar com um canto apropriado)

Obs.: Não se esqueça que amanhã será o quarto dia da Novena!

 
©2007 '' Por Elke di Barros