terça-feira, 14 de julho de 2009

"NOVENA DE Nª Sª DO CARMO" (8º DIA)

Pe. Paulo Nunes de Araujo


Oitavo encontro:
Maria: uma mulher eclesial


Ambientação: (Como no primeiro encontro)


1. Acolhida: (Iniciar com um canto apropriado)

Animador(a): Irmãos e irmãs, boa noite! Sejam bem vindos a este oitavo encontro da nossa novena em honra a Nossa Senhora do Carmo, a Padroeira da nossa Paróquia. Estamos novamente em família, em comunidade, unidos em oração, “com Maria, a Mãe de Jesus” (At 1,14), “uma mulher eclesial”. Queremos seguir o seu exemplo de compromisso comunitário, sendo igreja verdadeira. Iniciemos este encontro em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.


2. Oração inicial: (Exatamente como no primeiro encontro)


3. Motivações pessoais: (Neste momento, cada um apresente as suas intenções pessoais. Pode ser em silêncio, mas é muito bom quando alguma intenção é colocada em voz alta, pois fortalece o espírito de oração em comum).


4. Vendo a realidade (O animador/a procure estimular para que uma só pessoa fale sobre o assunto de hoje: “Maria: uma mulher eclesial”. Procurar dizer se entre nós há uma sincera e leal vinculação aos nossos legítimos pastores, uma fiel adesão aos objetivos da Igreja, uma total abertura às outras comunidades e à grande Comunidade da Igreja Universal/Católica, evitando toda tentação de sectarização, de isolamento. Citar algum exemplo do cotidiano).


5. A Palavra de Deus na vida (Cantar um canto de aclamação e ler direto da Bíblia: Mt 21,28-32


6. Breve comentário

Leitor(a) 1: A prática de Jesus causou espanto e escândalo. Muitos optaram por Jesus e seu Reino e outros rejeitaram. Na época, os chefes do povo, usando a “lei do puro e do impuro”, excluía os pobres dos meios de salvação. Jesus, além de se opor a este sistema ultrapassado e excludente, trouxe como grande novidade a oferta de salvação para todos, sem exclusão.

Leitor(a) 2: Com isso, os pobres que eram condenados por antecipação, recebem agora de Jesus as repercussões diretas da chegada do Reino que “já chegou” (Mt 12,28) e “está entre” eles (Lc 17,21). Enfim, são os pobres e pecadores os destinatários imediatos da Boa Nova trazida por Jesus. E isso de modo muito concreto, pois os doentes são curados, os oprimidos são libertos das suas escravidões, os cegos recuperam a visão, os surdos passam a ouvir, os mudos desandam a anunciar, os coxos readquirem mobilidade, etc..

Leitor(a) 3: Assim, nesta “parábola dos dois filhos”, Jesus mostra que “o primeiro” filho é figura dos pecadores do meio do povo que se convertem à justiça anunciada por João Batista e por Jesus, tanto assim que ele “foi trabalhar na vinha”. E “o segundo” filho, é figura dos chefes do povo (sacerdotes e anciãos), que se consideram justos, bons e não precisam de conversão. Por isso, “não foi” trabalhar na vinha. Daí a sentença de Jesus: “os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus”.


7. Palavra do Magistério eclesial

Leitor(a) 1: Os bispos da América Latina e Caribe nos ensinam que “com Maria, providencialmente unida à plenitude dos tempos (Cf. Gl 4,4) chega o cumprimento da esperança dos pobres e do desejo de salvação. A Virgem de Nazaré teve uma missão única na história da salvação, concebendo, educando e acompanhando seu filho até seu sacrifício definitivo. Desde a cruz Jesus Cristo confiou a seus discípulos, representados por João, o dom da maternidade de Maria, que nasce diretamente da hora pascal de Cristo: “E desse momento em diante, o discípulo a recebeu em sua casa” (Jo 19,27). Perseverando junto aos apóstolos à espera do Espírito (Cf. At 1,13-14), ela cooperou com o nascimento da Igreja missionária, imprimindo-lhe um selo mariano que a identifica profundamente. Como mãe de tantos, fortalece os vínculos fraternos entre todos, estimula a reconciliação e o perdão e ajuda os discípulos de Jesus Cristo a experimentarem como uma família, a família de Deus. Em Maria, encontramo-nos com Cristo, com o Pai e com o Espírito Santo, assim como com os irmãos” (Documento de Aparecida, n. 267).


8. Para refletir: (Deixar espaço para partilhar; evitar que alguém domine a palavra)

Animador(a): a) Uma das prioridades da Igreja no Brasil e da nossa Diocese é a setorização. Qual a realidade atual dos setores e o fazer para melhorá-los? b) Em que a estrutura da nossa Paróquia já mudou, e o que pode ser melhorado? c) Será que a nossa Paróquia é realmente uma riqueza de dons, ministérios e serviços? Todos se sentem verdadeiramente Igreja?


9. Rezando com a Palavra de Deus (Rm 12,3-8)

Leitor(a) 2: “Em nome da graça que me foi concedida, eu digo a cada um de vocês: não tenham de si mesmos conceito maior do que convém, mas um conceito justo, de acordo com a fé, na medida que Deus concedeu a cada um”.

Leitor(a) 3: “Num só corpo há muitos membros, e esses membros não têm a mesma função. O mesmo acontece conosco; embora sendo muitos, formamos um só corpo em Cristo, e, cada um por sua vez, é membro dos outros. Mas temos dons diferentes conforme a graça concedida a cada um de nós”.

Leitor(a) 1: “Quem tem o dom da profecia, deve exercê-lo de acordo cm a fé; se tem o dom do serviço, que o exerça servindo; se tem o dom do ensino, que ensine; se é de aconselhar, aconselhe; se é de distribuir donativos, faça-o com simplicidade; se é de presidir a comunidade, faça-o com zelo; se é de exercer misericórdia, faça-o com alegria”.

Leitor(a) 2: Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo
Todos: Como era no princípio, agora e sempre. Amém!


10. Preces da comunidade

Animador(a): De coração sincero e cheio de fé, elevemos a Deus nossos pedidos, dizendo:
Todos: Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

· Para que, a exemplo de Maria, uma mulher eclesial, sejamos uma igreja viva, atuante, realmente missionária, rezemos:

· Para que saibamos despertar e valorizar os dons que Deus concede a cada um para que sejam colocados à serviço da comunidade, rezemos:

· Para que o amor fraterno entre nós seja a força contra toda a tentação de sectarismos, de formação de grupinhos isolados, rezemos:

· Para que a Virgem Maria, sempre proteja o Pe. Altair nessa sua missão tão importante e desafiadora de fazer desta Paróquia uma Igreja “sacramento” da Trindade Divina, rezemos:

· Para que a nossa Igreja paroquial seja de fato uma comunidade de caridade, de amor fraterno, de fé e de participação ativa no Reino de Jesus, rezemos:

(Deixar momento para outros pedidos)

Animador(a): Vamos agora concluir as nossas preces a Deus, com esta breve invocação: “Oh! Maria, Virgem Mãe Imaculada, Rainha do Carmelo, que sempre concedestes as maiores graças aos Carmelitas, enviai-nos muitas vocações sacerdotais, religiosas e para o Carmelo deste mundo, para que o vosso Nome seja sempre mais glorificado, para a glória de vosso Filho Jesus Cristo” (Ave-Maria..., Glória ao Pai..., Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós).


11. Oração final e bênção: (Exatamente como no primeiro encontro)


(Encerrar com um canto apropriado)



Obs.: Não se esqueça que amanhã será o nono dia da Novena!

 
©2007 '' Por Elke di Barros